Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Garotos, Interrompidos

Pilotos e equipes aguardando o reinício da prova: espetáculo pela metade.
Foto: G1


A chuva, a pouca luz e uma opção mercadológica inconveniente fizeram terminar precocemente uma das melhores corridas da Fórmula 1 de todos os tempos. Clareando: o horário escolhido para o Grande Prêmio da Malásia de 2009 (17h) favoreceu a redes de televisão de boa parte da Europa, mas também é o período no qual mais ocorrem chuvas em Sepang. Além disso, por ser fim de tarde, havia um grande risco de o GP terminar à noite, e o circuito não possui iluminação artificial.

Essa combinação poderia interferir no bom andamento da prova. E deu certo: com 33 voltas - e quase uma hora de paralisação - os comissários decidiram encerrar a segunda etapa do Campeonato 2009 de F-1.

Antes do fim, assistiu-se a um grandioso show: desde as excelentes largadas de Alonso (Renault), Barrichello (Brawn) e Rosberg (Williams) - este último assumiu a liderança já na primeira curva - passando pelo ziguezague do mesmo Alonso com Mark Webber (RBR), ambos alternando posições em uma disputa clássica, e fechando com uma nova ultrapassagem de Vettel (RBR) sobre a antes onipotente Mclaren de Hamilton (veja mini post a respeito).

Tivemos também o abandono instantâneo de Kovalainen (Mclaren), a quebra do apagado Kubica (BMW), e algumas derrapadas de pilotos reaprendendo a dirigir - entre eles o duas vezes mencionado Fernando Alonso, que, além de ter adoecido durante a semana, mostra algum desconforto com a nova estrutura dos carros.

Pouco depois da volta 18, a bela apresentação cedeu lugar à loteria: a previsão de chuva se confirmara. Os pilotos precisaram visitar os boxes com uma incômoda frequência, ora para colocar pneus de chuva forte - o que, no caso de Kimi Raikkönen, por exemplo, foi prejudicial - ora para usar pneus intermediários. O excesso de pit stops, no entanto, não se mostrou determinante para o resultado da prova; o momento de parar é que pesou.

Jenson Button (Brawn), o "vencedor" - nas condições em que a prova terminou - somou quatro paradas, contra apenas uma de Nick Heidfeld (BMW-Sauber), valendo dizer que Heidfeld foi exceção. Timo Glock (Toyota) ficou em terceiro, seguido por seu companheiro Jarno Trulli. Completando a pontuação: Barrichello, Webber, Hamilton e Rosberg.

Um detalhe curioso: como o GP terminou com menos de 75% do total de voltas - isso não ocorria desde 1991 - os pilotos receberam apenas metade dos pontos. Com isso, Button lidera o campeonato com duas vitórias e 15 pontos, tendo Rubinho na vice-liderança, com 10, Jarno Trulli (3°) com 8,5 , Timo Glock com 8, Nick Heidfeld e Fernando Alonso com 4, Rosberg com 3 e Sebastien Buemi (STR) com 2 pontos.

O GP da Malásia foi encerrado antes de apagarem as luzes. Mas deixou uma pequena mostra de quão surpreendente e disputada será a Temporada 2009 da Fórmula 1.

8 comentários:

Lay disse...

O pior é q eu acordei cedo pra ver aquela palhaçada.
O Alonso está visivelmente deslocado nesse nova F1. Tomara q isso mude!
O GP da Malásia foi um desastre.

Lígia disse...

Foi uma palhaçada mesmo. O Bernie só pensa no dinheiro, tá nem aí pro esporte. TODO MUNDO sabia que ia cair um toró, porque sempre cai nesse horário, mas ele insistiu e ainda marcou na prova no horário do por do Sol! Deu no que deu, e na China já tá marcado pro mesmo horário.

Mas valeu a pena acordar pra ver a corrida: primeiro, porque eu nunca tinha visto uma prova acabar na metade e segundo, e principalmente, por ter visto todo mundo pegando chuva no grid enquanto o Kimi comia um magnum no box da Ferrari! *-*

Ah, e surgiu uma notícia de que foi o Schumacher quem disse pra colocar pneus de chuva no carro do Kimi... ¬¬

Jorge André disse...

eu vi essa eguagem aí sobre o kimi. e foi muita onda os caras doidos para correr e o kimi de bermuda comendo seu magnum com sua coca-cola. vias de aposentadoria?

Lígia disse...

eu achei o máximo! Melhor imagem da temporada até agora! [Até porque ele tinha um problema no carro, se não me engano, com o KERS. Mas o povo critica sem saber]

Jorge André disse...

certo, teve problema. mas lígia, vamos ver que hora o kimi vai reagir nesse campeonato. desde o ano passado eu espero. não vai poder jogar a culpa no kers, pq o felipe tmb tá de kers e não teve esse problema (apesar de tá ruinzim...). quero ver o kimi correr de novo, mas ele e a ferrari não ajudam...

Lígia disse...

e eu também quero que ele volte a vencer, ou pelo menos, pontuar. Mas tá difícil, viu? Ô sofrimento... T__T

Lígia disse...

ah, só mais uma coisa que eu esqueci de dizer: eu li isso por aí, não sei quem escreveu, mas é uma verdade [e seria cômica se não fosse trágica].

"Está certo, ele [Kimi Raikkonen]. Já passou da hora de os pilotos ferraristas apontarem o dedo para a equipe quando for justo e necessário. Felipe Massa - que continua fazendo questão de passar a mão na cabeça do pit wall e dividir a culpa com os diretores - se apoia na conversa fiada de que "a equipe não pode ter sido incrível no ano passado, e ter se tornado estúpida agora". Tem razão, ela era já era estúpida no ano passado."

ok, na verdade é cômico de qualquer jeito. XD

Tamiris Lima disse...

New Posts hun?
depois do twitter a galera vazou dos blogs? dia 6/04 fikou marcado!