Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Metamorfose Ambulante

É com grande orgulho e radóstia, Ó, meus irmãos, que eu vos digo: li Laranja Mecânica, de Anthony Burgess. Pela primeira vez na minha jizna, leio uma obra depois de ter assistido ao filme que lhe corresponde.

Nesta ficção, Burgess nos faz videar as transformações e os conflitos de Alex, um nadsat real horrorshow bem diferente - porém nada incomum - líder de uma grupa de "desordeiros".

Vivendo em uma sociedade que não tem ânimo para contestar nada, o maltchik e seus druguis, entre outras coisas , krastam casas e lojas e toltchokam os "cidadãos de bem". Numa dessas investidas, Alex é pego pelos miliquinhas e jogado em um sistema penal embrutecedor - que em nada se diferencia do princípio do "olho-por-olho, dente-por-dente" - sendo em seguida submetido a um método de "ressocialização" pouco convencional - que parece ser tendência (atenção pra quem não leu o livro, e quer ler: esse link tem spoiler!) do nosso futuro.

Comentário pessoal: para quem, como eu, sente-se vitimado por uma eterna síndrome de Peter Pan, o livro é um tapa na cara... E se você, leitor, não entendeu algumas expressões, faça como eu: leia o livro!

3 comentários:

Lígia disse...

todo mundo lendo esse livro... ^^
mas ele eh horroshow! \o/

Lay disse...

tipo, só falta eu!

Afonso disse...

Eu tinha baixado o e-book ano passado, imprimi mas não li.

Acho que tô esperando conseguir o original mesmo.