Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O ônus do quarto poder

Estava eu assistindo à "Série Primeiros Passos: O Que É Cartão Corporativo" (agora eu posso dizer que sei tooodo do escândalo dos cartões) no Bom Dia Mulher da Olga Bongiovanni, na RedeTV! . Aí, depois de falar com um ministro do Tribunal de Contas da União, a apresentadora passou a conversar com Cláudio Weber Abramo, o (arrogante) diretor-executivo da ONG Transparência Brasil. Acompanhem:

Olga: Cláudio, primeiramente eu queria parabenizar o belíssimo trabalho que vocês vêm fazendo de fiscalização...

Cláudio: Não...

Olga: Ãnh?

Cláudio: Nós não fazemos fiscalização, esse papel não é nosso.

Olga: E o que vocês fazem, então?

Cláudio: Nós disponibilizamos informações, não recebemos denúncias e nem cobramos nada. Aliás, gostaria de dizer aqui que essa história não deveria causar espanto. Há mais de dois anos esses dados sobre os cartões estão disponíveis nos sites oficiais e no Transparência. Eu mesmo já disse pra um monte de jornalistas sobre esse escândalo antes, ninguém me deu ouvidos. Mas deveriam. Porque só existem duas fontes seguras de informações : A Imprensa e as ONG´s (por que será que ele falou nas ONG´s?).

O problema é que, no Brasil, a mídia tem o costume de se basear apenas em declarações, é inerte. Não investiga, não apura nada. Só retransmite o que é confirmado. Vocês têm que fiscalizar e repassar essas informações para a população.

Olga: É isso que tentamos fazer. Obrigada, Cláudio! *vontade nítida de matar o cara*

Qual nosso papel no meio disso tudo?

Nenhum comentário: