Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O Homo Big Brothius

"Eu não sou uma mocinha da novela das oito, eu sou um ser humano real, e como qualquer um, eu quero ficar na casa" (Bianca, a 5ª eliminada do 888 B).

Ow, zenti, esqueceram de dizer pra beshinha que Big Brother não se ganha sendo alguém de verdade...

O Homo Big Brothius (ou "El Hombre Gran Hermanicus", na versão paraguation), para vencer a disputa, tem que ser uma figura singular. Nada de tentar ser muito verdadeiro não. Aquilo ali é ficção, pura ficção.

Acredito que boa parte do público vê o programa como uma novela. Nas palavras precisas do Lima Duarte, "as pessoas gostam de novela como uma fuga da realidade, uma alternativa à rotina, ao cansativo dia-a-dia. Querem ver algo heróico, alguém que gostariam de ser, ou que valorizam". Nas palavras do Neto, ex-dono de locadora de DVD´s em Piripiri, ignorante que só ele: "Quer ver realidade? Vai ver jornal (será?), ou um filme de drama!".

Se o poeta vivo fosse, definiria assim o participante desses programas:

"O homo big brothius é um fingidor,
Finge tão completamente,
Que chega a fingir que é ator,
Um ator que deveras mente".

Alguns vencedores despertaram a pena do povo, é verdade: "Ow, pobezim, merece ganhar". Mas a maioria venceu por ser carismático, por ter algum valor que de certa forma atraía o público. E nada de confundir mentira com intriga e falsidade: os perseguidores sempre se deram mal, e os que agiram em "legítima defesa" sempre obtiveram maior sucesso. Fingir sim, mas com estilo, ok, winners-wannabe?

5 comentários:

Lígia disse...

hj a globo deixou de passar o show do intervalo do jogo do Corinthians pra mostrar festinha do BBB... fora que mostrou a escalação jah com bola rolando... ¬¬

Lay disse...

é...não basta ser bom, tem q fingir q é bom!!
pô, mulecagem q fizeram na hora do intervalo do empolgante jogo (barras X corinthians), botaram soh um pokim da festa...podiam ter deixado mais um pokim!!!

Afonso disse...

888 B
HAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUS

Não sei o que é pior, o tempo em que eles ficam na casa fazendo gracinha pra câmera/dando uma de coitado/forçando pra mostrar que é honesto, puro e verdadeiro ou se depois, quando a gente tem que aturar os pseudo-qualquer-coisa em todo lugar.

Eu vi isso do show do intervalo. Õ_o

Rosa disse...

ninguém ali é minino, todo mundo entrou com sua estrategiazinha pronta e estudada, aí ficam fazendo tipo: quero me conhecer melhor, quero fazer amigos, quero explorar meu ID, meu EU....ah por favor, ow povo falso!

Anônimo disse...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.