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segunda-feira, 26 de maio de 2008

Jogos de Azar

Hamilton e Massa dividem a curva: ainda resta esperança pro campeonato.

Pilotos e equipes se empolgaram com o ambiente de cassinos em Monte Carlo e resolveram transformar o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 em uma genuína loteria. Marcada por acidentes e alternâncias de liderança, a corrida de ontem mostrou que, às vezes, arriscar demais pode não ser uma boa opção.

Felipe Massa se comportou bem em Mônaco, um circuito que ele diz não lhe favorecer. Esse fato foi agravado pelas diversas chuvas caídas ao longo do GP - estas, inclusive, fizeram o piloto sair da pista algumas vezes ontem. Tivesse a Ferrari apostado na estratégia certa de paradas (Stefano Domenicalli, diretor-esportivo da equipe, admitiu ter havido uma "aposta errada"), o brasileiro poderia comemorar mais uma vitória e a liderança do campeonato.

Já Kimi Raikkonen fez uma corrida para se esquecer. Ele cometeu vários erros, perdendo o controle do carro diversas vezes. Em uma delas, atingiu a Force India de Adrian Sutil, que vinha na quarta posição, resultado espetacular para a equipe mais lenta da temporada. A saída da prova, contudo, não tira do alemão a façanha de manter-se entre os primeiros por algumas voltas; isso mostra que ele ainda tem potencial a desenvolver.

Além dos deslizes, o finlandês da Ferrari foi prejudicado pela escuderia italiana: ao trocar-lhe os pneus antes do início da prova, mas fora do tempo permitido, ela fez o piloto ser punido com a travessia pelos boxes, o popular drive-through.

Outros competidores também pagaram caro pelas ousadias cometidas em Monte Carlo. Rosberg, da Williams, que assegurou chegar ao fim da prova entre os três primeiros, bateu forte no muro, abandonando a prova. Fernando Alonso até guiou com arrojo sua Renault, mas tentou ultrapassar onde não dava, e perdeu a chance de marcar mais alguns pontos. Timo Glock, por sua vez, mal conseguia segurar a Toyota na pista, e apenas rodopiou durante o GP.

No meio dessa roleta-russa, quebraram a banca aqueles que melhor souberam blefar. Robert Kubica chegou em segundo com mais uma performance irretocável, e agora precisa vencer para derrubar o estigma de apenas mais um bom piloto, e entrar no grupo dos grandes. Rubens Barrichello, especialista em Mônaco, comemora os três pontos obtidos, encerrando um jejum de 22 GP´s sem pontuar.

Por fim, Lewis Hamilton: por estar mais leve - como dissera Ron Dennis - mesmo tendo batido e furado o pneu traseiro direito, conseguiu fazer menos paradas que os adversários e venceu a prova. Com isso, o inglês assumiu o primeiro lugar na tabela da temporada 2008. Em que pese a corrida imprevisível, que não serve como medidor de competitividade, esperamos que a Mclaren tenha forças para colocar de novo seus pilotos no páreo, esquentando assim a disputa pelo título. Que recomecem as apostas.

4 comentários:

Lígia disse...

odiei o resultado da corrida. Preferia até que o Kubica tivesse vencido porque o Raikkonen perdeu a liderança pro Hamilton.

mas acho que a Ferrari vence as próximas corridas.

Lígia disse...

ah, e sobre o Sutil:

"Raikkonen pediu desculpas a Sutil, mas o alemão não foi apenas vítima. Após a prova, o piloto da Force India foi chamado pelo comissários. O motivo: teria ultrapassado uma série de pilotos na 13ª volta, o que explica sua ascensão meteórica na corrida."

Fábio Seixas

Jorge André disse...

discordo de a ascensão do sutil se dever só a esse fato da bandeira amarela. essas equipes menores, geralmente, largam mais pesadas, talvez pra andar mais tempo divulgando os seus patrocinadores.

estar pesado ganha especial relevo num circuito como mônaco, em que os carros andam muito juntos, e muitas paradas prejudicam os pilotos (veja o felipe, por exemplo). além de adrian ter passado os carros quando não podia, ele parou bem depois dos outros, possivelmente num momento propício para ainda ficar na frente.

e olha esses resumos de O Lance:
"Na mesma 13ª volta, Alonso bateu em Heidfeld ao tentar ultrapassar na Mirabeau, e quebrou o bico do seu Renault. Um pequeno congestionamento se formou atrás da dupla (num lembro, mas acho que o sutil tava no meio), mas foi rapidamente desfeito. Alonso parou para trocar o bico enquanto Rosberg também entrou nos boxes com o mesmo problema em seu Williams".

e esse: "Com 25 voltas para o fim (ou seja, acho que sutil parou duas vezes, mas fez pernas mais longas), Kubica arriscou tudo e colocou pneus para pista seca. Ao mesmo tempo, Raikkonen passou Sutil, que parou para reabastecer e assumiu a quarta posição. Na mesma volta, enfim, Hamilton parou, e também colocou pneus para pista seca, saindo dos boxes abanando para todos os lados".

e esse também: "De acordo com o site "PaddockTalk", o alemão ultrapassou carros quando havia uma bandeira amarela em um trecho da pista, na 13ª volta." Poxa, e se ele não estivesse passando pelo trecho, ou não tivesse visto a bandeira?

Enfim, o Raikkonen correu mal mesmo, e teve a humildade de assumir e pedir desculpas ao Sutil. Mesmo com as controvérsias e vantagens que o alemão obteve, não podemos negar que ele mostrou técnica para segurar a péssima force india num circuito difícil como mônaco, né?

Lígia disse...

O_O