Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

sábado, 24 de maio de 2008

Razões e Emoções


Não vou mentir, conheço pouco a obra de H.Dobal. E talvez não seja por conta da morte do poeta piauiense que irei começar a desvendar a literatura dele, pois acho errado dar valor à obra de alguém apenas quando ele não mais está entre nós. Mas confesso que fiquei particularmente tocado com o poema "Cantiga de Viver", publicado em impressos e portais do Piauí ontem. Por isso, decidi compartilhá-lo com vocês:

Cantiga de Viver

Sozinho na cama
um homem espera sua hora.
A inesperada hora de tantos.

A vida é uma cantiga triste
mais triste e à-toa que a das andorinhas
— Las oscuras golondrinas
tão mal vivida
tão mal ferida
tão mal cumprida.

A vida é uma cantiga alegre:
o primeiro sorriso de cada filho
e todos os microamores
que inutilizam
a vitória da morte.
H.Dobal (17/10/1927 - 22/05/2008)

Causar sensações: acho que essa é a função não só do poeta, mas de todo aquele que se expressa neste mundo. E em mim este poema de H.Dobal operou seu objetivo. Descanse em paz, mestre literato.

Um comentário:

Lígia disse...

eu nunca entendo poesia nenhuma... mas acho que já li algum livro do H. Dobal.