Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

terça-feira, 6 de maio de 2008

Chupa que é cultura

Estávamos eu e parte da meguxada blogueira sentada no anfiteatro da Federal ontem quando, de repente, veio aquela dúvida relevantíssima (o que leva o indivíduo a essas dúvidas?):

Comigo Mesmo: Pessoal, o que é kitsch?

Meguxada Blogueira: Ãhn...Num sei...

CM: Bom, eu vi o Benny de Queridos Amigos dizer "A sinceridade é uma coisa muito kitsch". O que é kitsch?

(Detalhe que, nesse momento, era tão relevante o que eu dizia que só se falava em outra coisa)

Eis que o professor Achylles disse:

Professor Achylles: Kitsch é um brega intelectualizado!

CM: Por exemplo, professor...?

(Pausa dramática seguida de meditação e silêncio profundos...)

Essa resposta não me satisfez. Vamos à caça.

Olhando na Uíca (Wikipedia pros brasileiros que não falam o stricklialzianês), vi que kitsch serve pra denominar todo objeto excêntrico, de gosto duvidoso. O termo agrega uma série de princípios, como o da inadequação, acumulação, mediocridade e conforto. Tudo que é bizarro, extravagante, flagroso, é kitsch. Vê só:

Um objeto comum com um detalhe, hã...chamativo

Eu gosto deles... Eles são kitsch? Xolll!

Lampadinha kitsch? A-MEI!!!!

Em resumo: kitsch é o que o Achylles disse mesmo: é um brega intelectualizado. Mas com exemplos, ficou mais claro, néan?

Depois da pesquisa, Traços Esparsos já se rotula de kitsch. E vocês?

5 comentários:

Lígia disse...

Meguxada Blogueira = eu XD

depois eu lembrei que a Cris já tinha falado alguma coisa sobre isso numa aula de teoria I...

Naara Celestino disse...

q kitsch!
traços esparços tb é cultura...

Anônimo disse...

Ctrl-C e Ctrl-V o que a NAAAARA disse...

Ceres disse...

E acho que toda a meguxada que gosta de bolo de cenoura é kitsch!
\o/ \o/ \o/ \o/

Jorge André disse...

bolo de cenoura com chocolate e granulados por cima é kitschérrimo!