Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Em terra de cego...



O bom de um filme como "Ensaio Sobre a Cegueira" estrear no Piauí com um mês e meio de atraso em relação ao Brasil (sendo que, nesse caso, o Piauí NÃO é considerado Brasil) é que ele vem mais apurado, permitindo aos donos dos cinemas que preparem surpresas temáticas, condizentes com a produção cinematográfica. No meu ingresso, por exemplo, vinha escrito assim:

"ENSAIO SOBRE A SEGUEIRA"

Isso fez meu psicológico agir: fiquei com a audição mais apurada [demolidor mode on/] e você não imagina como pode ser angustiante a espera pelo início de um filme: o cara da frente range o pacote de salgadinhos enquanto se ajeita em sua poltrona; outro abre uma latinha de refrigerante, e o estalido do anel metálico contra o resto da lata ecoa pela sala de projeção.

Pior que isso, começam os sussurros: daquele cara, grande erudito, que leu o livro e diz esperar que a produção seja "fiel à obra"; dos produtores de cinema local, que fazem relatos de suas próximas investidas no campo da Sétima Arte; da menina-cult, que já nem espera que o filme seja tão fiel ao livro, mas que faça uma profunda (re)leitura da primorosa ficção de José Saramago.

Todas essas vozes e sons e sussurros silenciam: começa o filme. Aliás, um trailer. Do filme concorrente, Os Desafinados, que também estreou na sexta, dia 24 de outubro. Você fica naquela: será que eu devia ter ido ver esse?

Que nada. Ensaio Sobre a Cegueira valeu o ingresso bunitinho. Pra não dar uma de estraga-prazeres e contar todos os detalhes, deixo minha impressão sobre o filme através de um pensamento:

Amigo leitor,

Ensaio Sobre a Cegueira me fez pensar que a vida é mesmo uma arte muito difícil e cheia de percalços. Mas o amanhã sempre vem pra trazer a esperança.

*shora emocionado e encerra o post....kilindu Y________Y*
 

7 comentários:

Lígia disse...

"ENSAIO SOBRE A SEGUEIRA"

melhor ler isso do que ser cego. u_u


eu vou ver o filme quarta e aí a gente conversa...

Lara disse...

Eu assisti o filme hoje, programa cult cheio de estudantes cult da UFPI que estavam aproveitando a combinação feriado do servidor público + promoção da meia a 3 reais para exercer sua cultice. :B
E eu AMEI o filme! Ele é tocante e nos faz pensar na vida. E o final quebrou as expectativas que este tipo de filme me traz. Muito bom. ;3


PS: o post lá embaixo do Twister só me fez lembrar que o mais bonitinho entrou para as dorgas e foi preso dia desses, lololol.

Jorge André disse...

com certeza, lígia! mas q foi uma pérola, ah, isso foi... e o povo pensa q nóis é cego, o filme desde 31/12 no mundo e agora q chega aki... *naum q os cegos mereçam desprezo, palamordedeus deu dizer isso*

filme mto bom mesmo, lala!daí pq mereceu dois posts de traços esparsos! isso significa que

Afonso disse...

Só vou ler os tópicos depois de assistir, pra evitar qualquer expectativa.

Depois a gente conversa. u_u

Naara Celestino disse...

Ican see... ashoq precisavam ter lido só o cartaz pra v cm se escreve...

O filme é lindo. Fui cm a Lara q tah dizendo aí q o cinema tava cehio da galere cult, dei sorte, ounão, sentei do lado de uma burrinha q devia tah assistindo qualquer outra coisa - q....

Mara Dallenna disse...

Tow com o Afonso!


;)

Lay disse...

Gente, filme mttto bom! Com um conteúdo belíssimo e q rende mtas reflexões...ATONREI!