Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Do nada

Los Hermanos em um dos últimos shows antes do "recesso".
Foto: G1

Los Hermanos podem voltar à ativa em março, pra abrir o show do Radiohead (e uma amiga me perguntou se eu não queria ir. Porque eu não vou mesmo.) Sinceramente, eu, como fã da banda, me senti meio paia com esse marketing de retorno.

Certo, eles, dizem alguns, foram um dos primeiros caras que foram "surpreendidos" com um álbum seu vazado na Internet, em 2003 (marketing número 1, ou seja. Quem acredita que os álbuns são vazados sem o consentimento de alguém ligado às bandas?).

Quando o Youtube já bombava, em vez de solicitarem a desativação da incorporação dos vídeos em blogs e afins, eles disponibilizavam os vídeos mais fodões e os áudios mais plus de músicas das apresentações.

Diziam-se avessos à divulgação de massa (leia televisão aberta, porque quer mais massa que a Internet?), nas entrevistas são bastante evasivos e misteriosos - para uns, um sinal de timidez e de provocação de debates sobre as respostas deles, para outros, um sinal de pedantismo e descaso - mas conseguiram reunir uma legião de seguidores, alguns beirando a alienação (eu mesmo já perdi as contas de quantas vezes ouvi músicas, assisti a vídeos e li, reli e treli coisas sobre eles).

Exatamente por isso, lembro de uma entrevista em que Rodrigo Amarante (hoje com a também ótima Little Joy), um dos músicos do Los Hermanos, disse que "achava muito esquisito ver aquelas bandas que lançaram álbuns e mais álbuns antigamente e, muito tempo depois, voltavam lançando acústicos com os grandes sucessos". Para ele, aquilo significava falta de renovação, estratégia mercadológica, e tudo mais.

Hoje, Los Hermanos, em mais uma estratégia de marketing, não se pronunciam sobre o assunto, mas tendem a voltar, depois de já terem lançado dois álbuns com os grandes sucessos, e após um "hiato por tempo indeterminado" (ou acaba ou não acaba. Nada de deixar implícito). Já gostei muito deles, sei a maioria das músicas de cor e salteado duas vezes, entendo um pouco da história deles. Mas pra mim, eles começam do zero.

Lógico que os hermaníacos de plantão não vão deixar um dos maiores fenômenos indie-Brasil dos anos 2000 darem uma de iniciantes, já vão ter público cativo. Mas o que passou, passou. Vão ter que mostrar muito gás e algo novo pra me convencerem. Serão, guardadas as devidas proporções, como uma banda de garagem sem gravadora. Surpreendam-me, Hermanos.

6 comentários:

Lígia disse...

nem gosto de Los Hermanos mas vi, por acaso, uma declaração do fulano Medina dizendo que fazer esses shows não quer dizer que os Los Hermanos vão voltar. Então acaba logo de uma vez, minha gente! u_u



P.S.: Como eu sou legal, fui atrás do link: http://colunas.g1.com.br/instanteposterior/2009/01/14/e-verdade/

Naara Celestino disse...

pois eh tipo não quer dz nada...
porcos imundos!!
[ops]
mas tipo... eles deviam voltar e não ficar cm essa besteira de vô ô num vô...

Jorge André disse...

acho paia de mais isso aí. pq eles sabem que os fanáticos vão onde quer que eles estejam. isso é abusar da boa vontade dos fãs. não gostei.

e esse comentário do medina? affe, doido, revivals são um tiro q se dá só uma vez. duas vezes não cola mais...um um

Lay disse...

Eles deviam acabar e dizer tchau. u_u

Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosa disse...

Acho os caras dos Los Hermanos um saco, e das músicas que conheço também não sou fã não. Agora esse vô-numvô é muita frescura. Qual a diferença deles pra Sandy e Jr? Ahhh, Sandy e Jr tiveram a decência de acabar MESMO.Embora também tenham passado um ano em turnê se despedindo, igual aos Los Hermanos.Mas estes já tão voltando. Marketing pesado hein. Os diferentões acabaram caindo na mesma vala comum.