Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Nos tempos do Macacal - Parte 1

Albertão em 1973

Lembram daquilo que eu disse, que sou um diário descartável, que onde eu ando as pessoas vêm me falar da vida delas? Pois é, e eu, de mané, não pego o nome delas pra colocar no post sobre. Mas tudo bem. Meu "entrevistado" de hoje disse que era jogador de futebol aqui em Teresina nos anos 1970. Olhem a primeira parte do que ele me disse:

[Questionado por outro "diário ambulante" se era jogador de futebol]: "Como você sabe? Só pela batida da mão? [ele batia as mãos na mesa ao ritmo de uma música que tocava, uma marchinha de carnaval] Pois é, fui jogador aqui. Só parei porque meu joelho não agüentou. Fui jogador do tempo que futebol não dava dinheiro. Sim, porque hoje futebol é uma coisa muito doida, nego aí ganha dinheiro a balde.

Mas não aqui no Piauí, interrompi.

Retrucou: "Não, mas eu falo é de Sul e Sudeste. Lá, sim, tem dinheiro pra eles de mais. Futebol não é ilusão, futebol é dinheiro. Olha, no meu tempo, eu jogava no Fluminense [de Teresina], e eles queriam me pagar com o que hoje seria mais ou menos uns trezentos reais. Mas eu tinha que trabalhar como marchante, sendo estivador num comércio, porque era esse comércio que era dono do time. Lá eu carregava sacos e mais sacos o dia todo na cabeça, e jogava de graça pelo Fluminense no fim do dia.".

Mais à frente: "Aqui já teve muito nego bom de bola. Os times não faziam feio. Tinha Fluminense, Botafogo, Tiradentes. Esse Tiradentes já jogou pau a pau com os times do Sul e do Sudeste! Internacional e Tiradentes no Beira-Rio? 2 X 1 pro Inter, mas ô jogo roubado! Tiradentes e Vasco em São Januário? 3 X 1 pra nós [não se sabe quando foi isso, mas...]! O Corinthians veio pra cá? Perdeu também [ele só omitiu o fato de que o Corinthians deu de 10 X 1 no jogo de volta em São Paulo]! O nego Pelé, quando chamaram o Santos pra vir pra cá, não quis descer do avião. O Alberto Silva só fez mandar voltar o time todo! 'Se o Pelé não jogar, ninguém joga'!"

"Agora hoje? O Flamengo vai lá pra Copa São Paulo, só pra pegar taca! Porque não tem quem invista! Esse Elizeu aí mesmo, do River, agora que é deputado podia fazer alguma coisa pelos times daqui, será que faz?"

Continua... Na parte 2, eu falo do Macacal.

4 comentários:

Anônimo disse...

"O nego Pelé, quando chamaram o Santos pra vir pra cá, não quis descer do avião". Será mesmo? É o rei Pelé, Jorge? Não acredito que ele estava com medo dos 'timecos' daqui do Piauí.
Ah, tu deveria andar sempre com um gravador para registrar essas histórias.

Lígia disse...

nem precisa, Rodolfo. Ele lembra de tudo depois! O_O

e meu pai já tiha me falado que o Tiradentes era mesmo bom. Hoje em dia, a gente passa em frente ao "CT" *cof cof* do River e dá é pena..

Jorge André disse...

Não, Rodolfo, o cara disse que o Pelé não desceu porque, segundo ele, "aquele caboco véi é um abestado, não gosta do Nordeste. Se o Santos tivesse jogado aqui, tinha dado nome pros times daqui". Ao que geraldo que tavam perto disseram : "não vale nada aquele nego".
Lígia, confirma com teu pai se teve mesmo essas histórias de Tiradentes ganhão. Porque no futpédia do Globoesporte.com, só achei jogos dele em que ele perdia (menos o do Corinthians).

Lígia disse...

ele tá viajando, vou ver se lembro de perguntar quando ele voltar! ^^