Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ecos do Amanhã

Marcelo D2 continua a busca pela batida perfeita em A Arte do Barulho. E faz bonito.

Foto: Conticasos

Ter um transtorno-obsessivo-compulsivo não-diagnosticado é uma via de mão dupla. Por um lado, você tem que ficar conferindo n vezes se fechou, e se fechou MESMO, a porta de casa; toda placa de veículo vira operação matemática, todo tique é pouco pra você.

Por outro lado, isso faz com que você mentalize o tempo inteiro refrões e frasezinhas curtas do dia-a-dia, e descubra músicas muito boas. Foi exatamente o que me aconteceu ouvindo o refrão de "Desabafo", primeiro single do novo álbum de Marcelo D2, "A Arte do Barulho", lançado em 20 de novembro de 2008, o primeiro dele pela gravadora EMI.

O trecho a que me refiro foi retirado da música "Deixa eu dizer", faixa-título do disco da sambista Cláudia (who?), de 1973. Ivan Lins compôs o samba.

Meu mp3 com problemas tá deixando meu dedo indicador direito com calo de tanto apertar o plug do fone no buraco do bicho (mas que post mais reclamão!). Antes de ser um estorvo, isso me proporcionou escutar a suingadinha "Pode Acreditar" - que conta com a participação de Seu Jorge - só na "versão" samba. Ficou boa do mesmo jeito. E, retomando a história do TOC, ainda tem um scratch que me cativa facim, facim.

D2 faz seu retrato da sociedade - além de Desabafo, uma crítica ao mundo das celebridades do qual, ironicamente, faz parte, tem ainda "Fala Sério" e a já mencionada Pode Acreditar. Também fala do cotidiano, em "Atividade na Laje", uma parceria com seu filho, Stephan - essa é a música que tem a batida mais característica "de mano" do álbum .

O amor - do jeito que ele o entende, frise-se - aparece em "Ela Disse" (que conta com a voz de Thalma de Freitas) , "Minha Missão" (que também é uma bela mensagem de otimismo, em companhia de Roberta Sá) e "Vem Comigo Que Eu Te Levo Pro Céu", a excelente música de encerramento.

Uns dizem que Marcelo D2 é um vendido - e é mesmo, e eu também, que sou massa de manobra nas mãos da mídia de massa. Outros, que o som dele já deu o que tinha de dar, que a mistura de samba e hip hop se esgotou. Em A Arte do Barulho - lançado estrategicamente no fim do ano, certamente visando, além do público natalino, ganhar prêmios em 2009 - o músico prova que essa união ainda tem fôlego pra ir mais além.

Fique agora com o clipe de "Desabafo".

4 comentários:

Lígia disse...

acabei de ver esse clipe na MTV! O_O
não sou fã do Marcelo D2, mas não tenho nada contra às músicas dele, escuto sem problemas [só não escuto o tempo todo].

Naara Celestino disse...

atonrei o cd... eh mt bom e casa legal cm "a procura da batida perfeita" q tb tava mt bom.asho q ele acerta mt nas músicas tem mt valor as composições dele o ritmo eu nem vô falar senão vão me acusar de tietagem...
q ele tah vendido eh fato, mas fz u q vai ficar no canto só fazendo música de mano e deixando as oportunidades passarem?? ashoq não neam...
bom pra nós cm essas músicas de boa qualidade sonora...

Afonso disse...

Já tinha te dito como esse CD está bom.
Seria legal se ele lançasse Vem Comigo como single e as rádios pop apoiassem. Tá na hora da molecada deixar um pouco as babas pop da Rihanna e do Chris Brown pra cantar algo (bom e) brasileiro.

Jorge André disse...

meninë, a cada dia eu me surpreendo cmo a ligia é eclética...

tenio q baixar correndo a procura da batida perfeita pra ver essa continuidade (resenha mal embasada).

pois é, afonso, a produção musical brasileira em hip hop e afins tá ficando (ou já é) tão boa qnto a internacional. D2 tem abertura nesse meio, entaum espero q ele consiga ajudar a promover os "manos" a nível nacional.