Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

sábado, 15 de dezembro de 2007

Oscar Niemeyer 100 anos

Não vou aqui me ater a uma retrospectiva biográfica de Oscar Niemeyer por causa de seu centenário, comemorado hoje. Isso já foi explorado demais pela grande mídia (ô, besteira, por que que tu não fala da vida do cara? Seu xiita!).

Nessa semana de homenagens, chamou-me atenção a obra do arquiteto não pela grandiloqüência (viu como ler também é um bom exercício?) de suas edificações, pelos traços bem planejados que ele espalhou pelo mundo, da França à Argélia. Impressionei-me com um aspecto algo familiar aos acadêmicos da comunicação social: a análise de discurso possível de se fazer em cima dos projetos dele.

Comumente, associa-se essa técnica de análise - ou o que quer que seja - a coisas escritas. Mas aí eu, na falta do que fazer, fiquei rassudocando (oi, Ceres, cadê o Laranja Mecânica?) a respeito de quais possibilidades desse tipo observação se pode lançar sobre uma obra arquitetônica. Que valores estão embutidos nessas construções? O que se quer ressaltar com um arranha-céus que não sabe onde terminar? Penso nisso, pois, se pararmos para observar, aquilo quer - de que forma eu não sei - comunicar.

Trazendo mais pra nossa realidade - e, conseqüentemente, viajando mais um pouco - fiquei pensando na reforma da Frei Serafim; velas gigantes feitas de latinhas de bebidas, árvores de natal feitas de garrafas pet, aquela avenida de árvores naturais em forma de ogiva a partir da Canadá Lanches até a Igreja São Benedito... O que aquilo quer dizer? O que havia na estrutura antiga da Avenida que foi retirado, e por quê?

Enfim, mais um momento erudito-wannabe (Foucault de mais na cabeça, minino!). Se eu achar respostas ao que perguntei, repasso pra vocês, ok?

Museu Oscar Niemeyer; o que ele quer dizer?


3 comentários:

Lay disse...

"é impossível não comunicar"
ai,ai...

ei jorge,
tô cum filme de ficção q tu ia amar..."A ilha" jah asistiu?
Ah, e não é aquele filme com o leo di caprio não!

Lara disse...

Cara, as velas (que eu descobri dia desses que eram velas ':D) e as árvores de garrafas pet têm um motivo: fazer uma decoração de natal ecologicamente correta. Já o resto, acho que o arquiteto apenas pensou em tornar as coisas bonitinhas e modernas... já passou lá de noite, lá pelas 10? Tá tão movimentado... acho que o povo retomou o gosto de ficar nos banquinhos, nem que seja esperando o assaltante levar seu celular. XD

Lígia disse...

eu jah vi "A Ilha"! eh bonzin...
eh com o Ewan McGregor [ *¬* ] e a Scarlett Johansson.