Oi, sou eu

Minha foto
"Você sabe o que eu quero dizer, não tá escrito nos outdoors. Por mais que a gente grite, o silêncio é sempre maior" (Engenheiros do Hawaii)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Planeta Terror: susto feliz na matinê



Ontem, assisti a um dos filmes que eu mais aguardava esse ano (aliás, a primeira parte dele): Planeta Terror, de Robert Rodriguez em (mais uma) parceria com Quentin Tarantino.

O filme conta a história de Cherry (Rose McGowan), uma go-go dancer - algo parecido com uma stripper - que, após ser atacada por zumbis, sofre um acidente e tem a perna amputada. Os zumbis são fruto de um vírus espalhado por todo o Texas, e ameaçam a população local. Cherry então se une a El Wray (Freddy Rodríguez) para juntos liderarem os sobreviventes e combater essa horda de monstros. Parece Resident Evil, mas é muito melhor.

Interessante eu contar a história desse modo. Algumas sinopses que eu li colocam o casal de médicos do hospital - o sádico William (Josh Brolin) e a neurótica Dakota (Marley Shelton) - onde chegam os infectados pelo vírus como principais. Entendi que a trama do filme se passa em torno de Cherry e El Wray, então falei centrado neles. =P

A proposta de Planeta é ser trash, em homenagem aos filmes que Quentin e Robert assistiam nos cinemas dos anos 1970; logo, não espere super-efeitos - salvo uma cambalhota aqui, outra acolá - nem situações convencionais. Sangue malfeito, zumbis asquerosos, os cenários sempre remetendo a pocilgas as mais vagabundas - isso sim dá medo - são a tônica do filme. Além disso, diálogos inusitados - mas nem por isso mal construídos - e muita ação permeiam Planeta Terror.

Confesso que senti certo nojo em algumas cenas; mas isso é ponto comum nas produções desses diretores: você espera a primeira cena de violência deliberada com certa angústia; depois, começa a se acostumar; por fim, está às gargalhadas com aquele banho de sangue na tela (isso não é apologia à violência, é ficção, ok?).

Não recomendo esse filme para os politicamente corretos; a graça está no tom de "subversão" (se é que é possível), de sátira-homenagem, de insanidades do jeito que a gente gosta. Agora, é só esperar Pacto de Morte, a segunda parte da obra, com a direção de Tarantino, que chega em março no Brasil. Quem tiver estômago, verá.

Opiniões da crítica especializada:

Cássia: "Cara, é clichê, é trash, é bom!"

Helder, primo da Lígia: "É bom. Acho que conheço aquela música do começo..."

Jorge André: "Muito bom!"

Lígia, prima do Helder: "Não sei se eu consigo dormir hoje à noite" (foi mal, Lígia!)

Rodolph: "Prefiro 'A noite dos mortos-vivos' "

Rosa: "Tosco, mas é bom."

3 comentários:

Lígia disse...

eu dormi, viu? ^^

Anônimo disse...

Vocês foram assistir e não me chamaram, oi?

*bloqueando todos no orkut*


Tenho que ver esse filme essa semana *o*

Lay disse...

hauahauahauahauahauahua
tipo, eu ia, mas nem deu ='/

hum...filme trash...do quentin...
será se é bom msm?